
Oração a N. Sra. da Ternura Nossa Senhora da Ternura,Cobri-nos com vosso amor e doçura...Iluminai os corações para que sejamos vistos como iguais... Mãe agraciada,Esperamos e depositamos nossa confiança em vós. Vós, que amparais e protegeis a todos,Com fraternal carinho, às pessoas com deficiência. Mãe, fazei que todo coração seja semelhante ao vosso, E, com a vossa graça, sejamos perseverantes em nossa fé. Amém. © Copyright - Effata.org.br - Todos os direitos reservados
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
PASTORAL DOS SURDOS DO BRASIL VIAJA À EUROPA EM JULHO/2011

Uma alegria e uma festa viver como irmãos e como uma verdadeira família. A Comissão do Rio está organizando uma viagem aos santuários marianos (Lourdes na França, Fátima em Portugal e Medalha Milagrosa em Paris).
Além dessas cidades, está prevista a visita em Ávila (Santa Teresa) e Santiago de Compostela na Espanha.
Os interessados devem entrar em contato com a Sra. Marli D'utra - agente de viagens e responsável para dar informações gerais sobre a forma de pagamento e sobre pasaporte, etc. (email: dutrav@yahoo.com.br)
Surdos e familiares, intérpretes e pessoas ligadas à pastoral são convidados para este evento tão importante para a nossa fé católica e nosso convívio.
p
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
domingo, 12 de dezembro de 2010
PAPA PROMULGA DECRETO SOBRE MILAGRE ATRIBUÍDO À INTERCESSÃO DE IRMÃ DULCE

O Santo Padre assinou o decreto durante a audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, no curso da qual foram aprovadas as promulgações de outros 11 decretos.
O milagre realizado com intercessão da madre baiana, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, foi reconhecido em outubro deste ano pelo Vaticano e só faltava a assinatura do pontífice.
Com o reconhecimento deste milagre, Irmã Dulce será beatificada em data a ser ainda estabelecida. O próximo passo, agora, será sua canonização. Para que Irmã Dulce seja reconhecida santa, o processo de canonização deverá apresentar mais um milagre atribuído à sua intercessão, que deverá, como este, ser reconhecido pela Santa Sé.
Os outros decretos assinados ontem pelo pontífice se referem a três martírios por ódio à fé, mais três reconhecimentos das virtudes heróicas de Servos de Deus.
Irmã Dulce nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de maio de 1914; e faleceu nessa mesma cidade, em 13 de março de 1992. (AF)
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Pastoral dos Surdos de Brasília – DF
Primeiro na sexta-feira, tivemos o encontro com os surdos catequistas, foi maravilhoso porque, os catequistas tinham algumas dúvidas e fizeram perguntas para o Padre Wilson responder e explicar as questões relacionadas a catequese. Também na mesma noite de sexta-feira, foi celebrada a santa missa pelo Padre Wilson, na capela, foi muito lindo.
No sábado de manhã, a palestra do padre foi sobre os sacramentos da Eucaristia e Crisma, para os surdos que freqüentam a catequese, que puderam aumentar seu conhecimento sobre o significado dos sacramentos Eucaristia e Crisma. Essa oportunidade que tiveram com o Padre Wilson, foi ótimo para os alunos aprenderem sobre a Palavra de Jesus e conhecer profundamente sobre o Espírito Santo recebido na Crisma. Na hora do almoço, tivemos momentos de diversão e brincadeiras com o pessoal da catequese, o padre Wilson e os catequisandos se divertiram e bateram muito papo.
Na parte da tarde, começaram as confissões, e foi feita uma reflexão sobre o que é CONFISSÃO. Houve uma explicação sobre a importância e a dificuldade do perdão, com dinâmicas para que os surdos entendessem bem. Para a confissão formou-se uma grande fila, com os surdos interessados em confessar com outro surdos, de um próprio.
Para a palestra da tarde, foi maravilhoso, havia muito interesse, haviam mais menos 300 pessoas surdas e ouvintes no Instituto Nossa Senhora do Brasil. Logo após, foi preparada a Adoração ao Santíssimo, e os surdos puderam adorar à Jesus vivo. Alguns pediram perdão, outros cura de doenças e várias outras coisas...
Começou então a Missa da tarde, com o Padre Wilson e todos os surdos, a igreja lotada estava linda, com muita alegria, todos cantando e o padre explicando o significado de tudo. Não houve preocupação com a hora, mas, todos com muitos interesse até a missa terminar.
E ainda haviam pessoas com vontade de se confessar, então... De novo se formou uma fila imensa e não queriam perder a oportunidade de se confessar com Padre Wilson, muito bom!
De noite, fomos para um rodízio de pizza, para bater mais papo, fomos em 49 pessoas.
E finalmente no domingo, com o pessoal do grupo de jovens o Carlos André, que é Coordenador da Pastoral dos Surdos de Brasília, fez uma acolhida e reflexão na capela , também ajudaram outros catequistas como o Claudio e Manoel, que prepararam uma explicação sobre a responsabilidade e seriedade da religião.
Por causa da quantidade de pessoas que pediram a confissão, foi feito mais um momento pois, ainda havia interesse de alguns surdos, em se confessar com Padre Wilson, a por último foi celebrada a missa para aproximadamente 50 pessoas.
Ao terminar agradecemos a visita à nossa Pastoral dos Surdos de Brasília.
Coordenador Pastoral dos Surdos de Brasília -DF
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reúne mil participantes

Grupo percorre calçadão da Rua XV de Novembro desde as 9 horas. Objetivo do evento é conscientizar a população sobre os direitos e necessidades de portadores de deficiência
Uma caminhada pelo Centro de Curitiba marca nesta quinta-feira (3) o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os participantes saíram às 9 horas da Praça Santos Andrade e seguem pelo calçadão da Rua XV de Novembro em direção à Praça Osório. Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs), o evento reúne cerca de mil pessoas.
Embora o ato percorra apenas o calçadão, o trânsito sofre bloqueios temporários em algumas ruas para a travessia do grupo. Segundo a Diretran, até o fim da manhã pontos de lentidão podem ser registrados na Rua Barão do Rio Branco, Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Dr. Muricy nas proximidades do cruzamento com a XV.
Como forma de comemorar a data, sem manifestações de viés político, este é o quarto ano em que a caminhada é realizada, sob organização da Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência da prefeitura da cidade. Com a participação de alunos da rede municipal de educação especial, familiares, professores e funcionários, a proposta do evento é conscientizar a população sobre os direitos e necessidades das pessoas com deficiência. Neste ano, a caminhada tem como tema “Inclusão com respeito e responsabilidade”. A previsão é que o evento seja encerrado até as 11 horas.
A Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência fica na Praça Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, e realiza articulações para o atendimento de pessoas com alguma deficiência. No local, os portadores de necessidades especiais são encaminhados aos programas sociais do município e para instituições sociais ligadas ao setor
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Aniversário - Dom Moacyr José Vitti - 70 anos

quinta-feira, 25 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
"Vejo com serenidade a nomeação para bispo diocesano de Foz do Iguaçu. Tenho consciência que fui escolhido por Deus para exercer o ministério episcopal naquela Igreja Particular.
Agradeço a Deus o ministério que exerci durante quatro anos como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Curitiba . Gratidão a Dom Moacyr pela acolhida e pelo incentivo de pai. A Dom João Carlos e a Dom Rafael pela fraternidade e amizade. Muito aprendi no convívio com os padres diocesanos e religiosos, aos quais sou eternamente grato. Ao Povo e Deus da Arquidiocese e, em especial, as comunidades da Região Episcopal Norte: parto levando saudades de todos. Vocês estarão sempre presentes em minhas preces, minhas irmãs, meus irmãos.
Agora é tempo de virar a página, mas para frente. Tenho diante de mim novos caminhos possíveis. É preciso ousar, lançar o olhar para o futuro, com os pés no presente pois a missão continua, sempre voltada às fontes, ou seja, à Igreja plasmada no primeiro seculo, dando centralidade à Palavra.
Saúdo meu irmão no episcopado Dom Laurindo e todos os padres, religiosos, religiosas, leigas e leigos, seminaristas que testemunham o Evangelho da Vida na Diocese de Foz do Iguaçu. Com os padres desejo condividir o ministério apostólico. Vou até vocês para ser vosso servidor e para juntos vivermos o Mandamento de Jesus: a Unidade.
Irmãos, irmãs, desejo fazer parte de vossa família diocesana. Quero ser com vocês a Igreja em ação, assumir, a exemplo de Jesus, a prática da proximidade para com todos, especialmente os pobres, sendo portador de vida e esperança para todos.
Deus me envia até vocês para prosseguir no meu ministério. A missão pressupõe um deslocamento e uma saída. Juntos vamos ser peregrinos a caminho.
Há vários dias vocês estão presentes em minhas preces. Rezem por mim para que eu possa corresponder no exercício do ministério episcopal entre vós, fazendo de meu ninistério um serviço libertador.
Sou grato aos meus pais Clemente, 92 anos e Maria, 86 anos, que diarimente rezam pelo bom êxito no meu pastoreio.
Juntos vamos viver e promover uma espiritualidade de Comunhão e Paticipação (cf DA 382).
A todos peço as bênções de Jesus, Bom Pastor, na intercessão de São João Batista, auxliados por Nossa Senhora de Guadalupe."
Dom Dirceu Vegini
Bispo Nomeado
Diocese de Foz do Iguaçu
terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tema: Interpretação Litúrgica
Lema: Vivendo a Liturgia
“Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras;
elas têm poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz
à salvação pela fé em Jesus cristo. Toda Escritura é
inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar,
para corrigir, para educar na justiça, a fim de que
o homem e a mulher de deus sejam perfeitos,
preparados para toda boa obra” (2Tm 3,15-17).
Filhos e filhas amados de Deus!
Conhecer e viver a Liturgia é de fundamental importância para que possamos realizar nossa missão de Intérpretes Católicos com maior qualidade, sendo fiéis ao anúncio do Evangelho e aos Ritos Litúrgicos que nos colocam mais próximos do grande mistério de amor e doação que celebramos na missa e em nossas celebrações. E quanto mais fiéis e verdadeiros formos em nossa interpretação, mais seremos canal de graças e bênçãos na missão de anunciar a “Boa Nova” aos nossos irmãos Surdos.
Por essa razão é que, com muita alegria, convidamos a todos para participar do VIII Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II, que acontecerá em Londrina, nos dias 12,13 e 14 de novembro de 2010, onde aprofundaremos o tema “Interpretação Litúrgica”, com o lema: “Vivendo a Liturgia”.
O Encontro será aberto para Intérpretes, Coordenadores Provinciais, Diocesanos (surdos e ouvintes) e pessoas que atuam e participam na Pastoral dos Surdos em todo o Regional Sul II.
Na certeza de estarmos juntos, atendendo o chamado que Jesus nos fez e também de nossa Santa Mãe Maria para estarmos em sintonia uns com os outros na realização de nossos trabalhos na evangelização dos surdos, pedimos que o Espírito Santo nos ilumine e Maria nos proteja na realização desse encontro e em toda a nossa missão.
Local:
Seminário Paulo VI – Rua Padre Rinaldo Semprebom nº 137 Jardim Mediterrâneo (Lago Igapó)- Londrina/ Pr.
Trazer:
Roupa de cama, travesseiro, toalha de banho, material de higiene pessoal e Bíblia.
Obs:
Nessa época do ano em Londrina faz calor, porém com as váriações climáticas, sugerimos trazer agasalho leve.
Os coordenadores deverão trazer o relatório dos trabalhos realizados em su Diocese/Arquidiocesel , incluindo o trabalho dos Intérpretes(haverá reunião dos Coordenadores durante o encontro).
Inscrições:
Até dia 06/11/2010- Valor: R$ 70,00 por pessoa, incluindo alojamento e alimentação.
Confirmações a partir do dia 17/11, o Valor: R$ 90,00 por pessoa.
FAVOR CONFIRMAR SUA PRESENÇA POR E-MAIL:
Antonio: gualuppini@yahoo.com.br
Carlos: mafortte@yahoo.com.br - Fone: 043 9993-6317 (mensagem)
Rosa: 043 3348-1017
Elenita: 043 9115-9664
Transporte:
Aos que vem de ônibus ou avião, caso queiram, podemos pegá-los na rodoviária ou aeroporto, porém precisamos que nos comuniquem antecipadamente horário de chegada, nº do voo/ ônibus, companhia, etc.
Sua presença será MUITO IMPORTANTE e, desde já, estamos felizes em recebê-lo.
Em contínua comunhão de preces para que tenhamos um abençoado encontro.
Coordenador Nacional Pastoral dos Surdos e coordenador da Arquidiocese de Londrina
José Carlos
Coordenadora Regional da Pastoral dos Surdos
Irene
Coordenadora dos Intérpretes do Regional Sul II
Andréia Kohut
Coordenador Arquidiocesano de Intérprete de Londrina
Antonio Nilson
VIII Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II
Londrina - 12 a 14 de novembro de 2010
Tema: Interpretação Litúrgica
Lema: Vivendo a Liturgia
PROGRAMAÇÃO
Sexta - feira: Dia 12/11/10
18h30 – Acolhida dos participantes. - entrega dos crachás
20h00 – Lanche e Filme...
Sábado: Dia 13/11/10
7h00 – Despertar.
7h30 – Oração - Guarapuava
8h00 – Café da manhã.
8h30 – Apresentação dos participantes - Londrina
9h00 – A Postura do Intérprete de LIBRAS na Liturgia – Jurandir Jr: Coord. Nacional dos Intérpretes(Recife-Pe).
10h30 – Intervalo.
10h45 – Sinais Biblicos – Pe Wilson(Curitiba-Pr)
12h00 – Almoço – Oração : Cascavel
13h45 – Oficina de Interpretação Liturgica: A Missa Parte por Parte. - Londrina e Curitiba
15h30 – Intervalo.
15h45 – Continuação dos trabalhos
17h30 – Tempo livre (banho).
18h00– Saída para a Missa ( Passeio: Lago Igapó, Catedral e Calçadão)
19h30– Santa Missa na Paróquia São José Operário – Londrina
21h00 – Jantar – Oração: Cornélio Procópio
23h00 – Repousar
Domingo: Dia 14/11/10
7h00 – Despertar.
7h30 – Oração – Apucarana
8h00 – Café da manhã
8h30 – Avaliação das Oficinas de Interpretação Liturgica – Londrina e Curitiba
10h00 – Intervalo
10h15 – Avaliação do Encontro e avisos.
11h00 – Santa Missa: Pe André – Vice-assessor Pastoral do Surdos de Londrina
12h00 – Almoço e despedida.
F I C H A - I N S C R I Ç Ã O
Enviar esta ficha até dia 6 de novembro de 2010.
VIII Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II
Identificação Pessoal
Nome:
Idade:
Endereço:
Cidade:
E-mail:
Fone:
Celular:
Identificação Pastoral
Pastoral que participa:
Nome do coordenador dos Intérpretes:
Nome do coord. Da Pastoral dos Surdos:
Paróquia:
Diocese:
Surdo ( ) Ouvinte ( )
Enviar a ficha preenchida e copia do comprovante de pagamento para:
Antonio: gualuppini@yahoo.com.br
Carlos: mafortte@yahoo.com.br
Obs: O pagamento pode ser efetuado no local do Encontro. Para os participantes que desejarem fazer o pagamento via banco, será necessário apresentar o comprovante original no dia do Encontro.
Contribuição(até o dia 06/11/2010):
R$ 70,00 (setenta reais por pessoa)
A partir do dia 07/11/2010, a contribuição será de R$ 90,00 (noventa reais por pessoa):
Caixa Econômica Federal – CEF
Agência 1479
Conta: 013 20654 – 7
MITTRA ARQUIDIOCESANA DE LONDRINA
Obs: As pessoas que efetuarem pagamento via banco, gentileza trazer o comprovante de depósito original no dia do encontro.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro Pe. Wilson
Sexta feira NOITE - INOSEB (TODOS CATEQUESE)
19:30 – Começa Oração : Testemunho de vivência Cristão
20:00 – Celebrar MISSA (Padre Wilson)
20:30 – Encerramento
________________________________________________
Sábado MANHÃ (GRUPOS EUCARISTIA E CRISMA )
08:30 – Inicia da manhã animação oração
09:00 – Começa Palestra TEMA: Eucaristia e Crisma .
(você sabe combinar horário Padre Wilson seu pratica vontade)
12: 00 - Almoço descanso
14:00 – Confissão .
________________________________________________
Sábado TARDE
15:00 – Palestra
15:50- Adoração Hóstia
16:40 – Celebração Padre Wilson
________________________________________________
Domingo MANHÃ - TODOS CATEQUESE (GRUPO JOVEM)
09:30 – Palestra Padre Wilson ( você sabe escolha )
Mas e responsabilidade catequista acolhida novo trabalho pastoral dos surdos.
11:00 – Celebração Padre Wilson.
12:00 – Encerramento.
Carlos André
Coordenador Pastoral dos Surdos de Brasília – DF
Ir. Helena Croda,
Instituto Nossa Senhora do Brasil
SEP 714/914 MOD. B , perto lado Hospital Santa Maria
TELEFONE: (061) 3245-1009
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
PASTORAL DO SURDOS RECEBE DOM CELSO

A nomeação de Dom Celso Antonio Marchiori - Bispo da Diocese de Apucarana (Paraná ) foi feita por Dom Geraldo Lyrio, presidente da CNBB, na sexta-feira passada através da carta endereçada ao secretário nacional.
Foi com muita esperança que recebemos a notícia.
Muitos surdos já foram comunicados e a Equipe Nacional fez contatos com Dom Celso, nessa manhã de 3ª feira.
Esta nomeação é fruto do esforço de todos, pois desde janeiro desse ano, no 15º ENAPAS/5º ENCICAT, em Feira de Santana (BA) que solicitamos um bispo que nos acompanhasse em nossa caminhada de Igreja.
A CNBB, muito prontamente nos atendeu, depois do Encontro do Coordenador José Carlos com Dom Dimas, em Brasília, em setembro deste ano.
Estamos em contato com Dom Celso para providenciarmos a primeira reunião com a Equipe Nacional.
Pedimos a todos os surdos que rezem para que Dom Celso seja o nosso Bom Pastor, tendo como Mestre, Jesus Cristo.
Agradecemos a Dom Geraldo e a Dom Dimas, pelo empenho e efetiva ação pastoral aos surdos católicos.
Informou:
Equipe Nacional
domingo, 3 de outubro de 2010

Que Nossa Senhora da Ternura interceda por você papai!
Pároco
ee

Pastoral dos Surdos de Franca
domingo, 5 de setembro de 2010

Programação do Modulo Mãos Que Evagelizam HALLEL de Franca 2010
Sabado 11/09/2010
10:00 hs. Curso rapido de LIBRAS e Animação com musica
11:00 hs.Palestra Somos todos Chamados para o Senhor Padre Wilson (surdo)
12:00 hs. Oração do Angelus
12:15hs. Pausa para Almoço
13:00 hs. Palestra Carlos Mafortte (surdo) cord:Nacional da Pastoral dos Surdos
14:00 hs. Palestra com Pe Josenildo
15:00hs. Adoração ao Santissimo com Padre Wilson (Surdo) e Padre Josenildo
16:15 hs.Teatro em LIBRAS (Primeiro milagre de Jesus)
17:00 hs. Encerramento das atividades do Módulo
Domingo 12/09/2010
10:00 hs. Curso rapido de LIBRAS e Animação com musica
11:00 hs.Palestra (Liderança surda) com Carol (Surda)
Cord:Pastoral dos Srdos de Franca
12:00hs. Oração do angelus
12:15 hs. Pausa para Almoço
13:00 hs. Palestra com Pe Wilson (Surdo)
14:00 hs. Palestra com Laerte (Surdo) Cord. Da Pastoral dos Surdos de Surdo) Cord. Pastoral dos Surdos de
São Paulo - Regional Sul 1
15:00 hs. Missa com Padre Wilson (Surdo) e Pe Josenildo
17:00 hs. Encerramento das atividades do Módulo
quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Coordenadora da PPCD
As pessoas não sabem mas no dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências, para homenagear essas pessoas especiais, que possuem grandes qualidades, o jornal Voz da Igreja realizou uma entrevista com a jornalista, Fernanda Bruni (Múltipla Deficiência), 41 anos, Coordenadora da Pastoral da Pessoa com Deficiência.
VOZ DA IGREJA – COMO ACONTECEU O CONVITE PARA SER A COORDENADORA DA PASTORAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PPCD)?
Fernanda – A primeira conversa aconteceu durante um almoço na casa de um amigo, no qual estavam presentes o Pe. Ricardo Hoepers, o então seminarista e atual Pe. Wilson Czaia, para tratar dos preparativos da ordenação diaconal do seminarista e também foram expostas algumas ideias sobre a Pastoral da Pessoa com Deficiência, mas nada de concreto. Mas no ida seguinte o Pe. Ricardo me ligou inúmeras vezes e quando cheguei à noite minha mãe falou que ele precisava falar comigo urgente, que era para ligar na Paróquia. Confesso que fiquei nervosa, mas liguei e ele falou que precisava falar pessoalmente comigo. No outro dia fui até a Paróquia e ele me fez então a pergunta se eu aceitaria ser a coordenadora da pastoral, fiquei sem atitude e fui rezar, para ouvir Deus. Resolvi aceita e retornei até a paroquia para falar como Pe. Ricardo e informar minha resposta. Quando eu falei que aceitava ele falou “Graças à Deus “, pois haveria a festa de ordenação diaconal (do atual Pe. Wilson Czaia) ele já tinha feito cartazes e folders com o nome da coordenadora da pastoral, com o meu nome, isso aconteceu no dia 10/06/2006, data em que fui nomeada coordenadora da pastoral.
VOZ DA IGREJA – QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NA PASTORAL ATUALMENTE?
Fernanda – Somos em seis coordenadores e a equipe de apoio temos aproximadamente 15 pessoas.
“AS PESSOAS DEVEM COMEÇAR A SE VER COMO IGUAIS, PORQUE O IMPORTANTE DA INCLUSÃO É A QUE ESTÁ NO CORAÇÃO.”
VOZ DA IGREJA – QUAL O TABALHO QUE A PASTORAL REALIZARÁ NO DIA 21 DE SETEMBRO, DIA DA UTA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS?
Fernanda – Será realizada uma mobilização em frente à UFPR (universidade Federal do Paraná) em pareceria com Prefeitura, empresas e colégios ligados às pessoas com deficiências. Mas por ser uma no eleitoral pode ser que a mobilização seja um pouco menor, pois não pode haver aglomerações.
VOZ DA IGREJA – COMO É O TRABALHO DA PPCD?
Fernanda – É realizado um trabalho de inclusão das pessoas, como se trata de uma Pastoral visamos incluir as pessoas com deficiência dentro da igreja. Pois o mundo possui um processo de inclusão, empregos voltado para as pessoas com deficiência, nós buscamos isso incluí-los dentro da Igreja. A procura pela pastoral é grande, os deficientes nos procuram para receber os Sacramentos, todos os anos temos a Primeira Comunhão e a Crisma da Pastoral, sendo que esse ano quem Celebrou o Crisma foi Dom Rafael
VOZ DA IGEJA – VOCÊ ENCONTRA DIFICULDADES NO TRABALHO COM A PASTORAL?
Fernanda – Não, eu não, mas eu acho que faltaria no caso um computador que tivesse alguma sensibilidade para os cegos, o surdo aqui dentro da Igreja, não só na Arquidiocese, mas na Igreja, devia ter pessoas que falassem mais em Libras. Mas estamos conseguindo que a Pastoral comece ser mais divulgada. Porém, precisaríamos um trabalho mais direcionado aos cegos, como a escrita em Brasil.
VOZ DA IGREJA – COMO É O RECONHECIMENTO DO SEU TRABALHO DENTRO DA PASTORAL?
Fernanda – As pessoas reconhecem, os coordenadores, o padre Wilson, eles reconhecem o meu trabalho. O padre Wilson Czaia e deficiente auditivo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Ternura, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência e Assessor Nacional da Pastoral do Surdo.
VOZ DA IGEJA – COMO AS PESSOAS PODEM TAZER PARTE DA PPCD?
Fernanda – Tendo acesso a Internet devem mandar e-mail para:
Camila Moreira
terça-feira, 31 de agosto de 2010
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Paralítico” quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
domingo, 29 de agosto de 2010

Promover a inclusão com deficiência...
Articulando forças, esforços, numa rede social...
Sob a luz da Palavra de Deus, a ação, a ética cristã...
Toda dignidade e cidadania, para
O desenvolvimento de uma sociedade mais humana e solidária...
Refletindo todos os cont4xots que envolvam a inclusão...
A questão: O que é inclusão para todos nós?
Luz no mundo e sal na terra. Eis o que seremos!
De um objetivo com aos sete Pilares de Ação:
A Formação na Fé; Deus, presença vivificadora...
Presença também da Família; a partilha, a base de todo ser...
Educação e Profissionalização; o acesso ao mundo do trabalho...
AceSsibilidade; o direito de ir e vir...
Somente pela Cultura se dará a Comunicação...
O Mercado de Trabalho; a abertura, a conscientização...
E A Prevenção; fator essencial para a “normalidade”...
Coletividade, trabalho e companheirismo...
O compromisso individual visando o bem de todos...
Mãos abertas, ungidas, dadas...
De nascimento, adquirida, há superação...
Este vigor que gera exemplos de pessoas, do Espírito...
Fazer acontecer. Sim!
Infinitos desejos, realizações...
Constituindo um sonho que hoje é real...
SInta-se chamado, colaborador e vocacional...
REsidência de qualidades, de valores...
Na superação de todos os obstáculos, todas as dores...
Culmina-se, isto tudo, em edificação...
Isto é a Pastoral da Pessoa com Deficiência. Afinal,
A inclusão está em nosso coração.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
O Encontro Arquidiocesando da Pastoral dos Surdos de Curitiba

Vieram quase 70 pessoas das diversas cidades metropolinas de Curitiba e da cidade da Santa Catarina.
Tudo comecou com a animacào feita por Josiane,logo após da animacào teve boas vindas para presentes e a oracao feita por ex- coordenadora da Pastoral dos Surdos de Curitiba Marilande.
Depois disto teve a palestra proferida por casal de namorados Andréia e Evonir com a tema:Jesus em minha vida.Percebamos que todos gostaram da palestra e dinamica feita por eles.
Teve o intervalo para todos tomar o café da manhà,depois deste intervalo oRodrigo fez uma divertida dinamica,que prolongou até o almoco.
Logo após de almoco,teve a votacào para a escolha de nova coordenacao da pastoral dos Surdos de Curitiba,teve contagem dos votos e saiu o resultado:
SIM -18 VOTOS
NÀO-06 VOTOS
Saiu novo coordenador da Pastoral dos Surdos de Curitiba: Rafael.
Logo após desta votacao o Rafael fez a palestra sobre Minha vida na pastoral e depois disto aVeronica assume a palestra sobre a pastoral a servico do povo.
logo o término da palestra teremos a Santa Missa com o padre Wilson.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Em Porto Alegre - RS o Encontro do Regional Sul III da Pastoral dos Surdos

VEJAM AS FOTOS.... http://www.effata.org.br/?s=galeria&gal=29
terça-feira, 27 de julho de 2010

As etapas estão estruturadas da seguinte forma: 3º etapa será nas terças a noite, a 2º etapa nas quartas à noite e a 1º etapa nas quintas à noite e no sábado à tarde. À noite as aulas serão das 19:30hs às 21:30hs e aos sábados das 14:30hs às 16:30hs no prédio da CNBB que fica na rua Saldanha Marinho, 1266.
Atenciosamente
Pe Wilson Czaia
Pároco
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Esse encontro está sendo pensado com carinho para todos que participam da Pastoral do Surdo... Será um momento significativo para a Pstoral no Rio Grande do Sul.
Teremos a presença do Padre Wilson (surdo) que estará celebrando conosco nesse dia.
Que Deus continue iluminando todo o trabalho realizado pela pastoral..
http://pastoraldosurdopoa.blogspot.com/
sexta-feira, 23 de julho de 2010
CRISMA E 1ª COMUNHÃO DA PPCD
4 º ANIVERSÁRIO DA PPcD
NO DIA 12 DE JUNHO DE 2010, 4º ANIVERSÁRIO DA PASTORAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ACONTECEU NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA TERNURA UMA MISSA EMOCIONANTE, QUE CELEBROU NÃO SÓ OS TRABALHOS REALIZADOS PELA PASTORAL MAS TAMBÉM PORQUE NESSE DIA REALIZOU-SE A 1ª COMUNHÃO DE UM MENINO, PEDRO LUCAS F. LOPES QUE TEM SÍNDROME DE DOWN.
O MOMENTO SUBLIME DA CELEBRAÇÃO FOI QUANTO PEDRO RECEBEU DAS MÃOS DO Pe. WILSON CZAIA A SANTA EUCARÍSTIA NAS DUAS
ESPÉCIES. APÓS A COMUNHÃO O MENINO PEDRO SE AJOELHOU E REZOU COM PROFUNDA EMOÇÃO E DEVOÇÃO .
DEIXANDO SUA FAMÍLIA E TODOS NÓS IMENSAMENTE FELIZES.
FOI REALIZADA NO DIA 10 DE JULHO, NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA TERNURA , A 1ª CRISMA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PRESIDIDA PELO NOSSO NOVO BISPO AUXILIAR D. RAFAEL BIERNASKI , FORAM UNGIDOS PELO ESPÍRITO SANTO 7 JOVENS, SENDO 3 SURDOS, 2 COM SÍNDROME DE DOWN E 2 " NORMAIS".
A MISSA FOI CELEBRADA PELO NOSSO PÁROCO Pe. WILSON CZAIA. A CELEBRAÇÃO FOI UM MOMENTO DE MUITA ALEGRIA, ESPERANÇA E RECONHECIMENTO DA NOSSA IGREJA PARA COM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
PRIMEIRA COMUNHÃO DA PPCD
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Câmara Homenageia os defensores da causa católica
defensores da causa católica
Pessoas e entidades não-governamentais com destaque em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica, quer de cunho social ou espiritual, foram homenageadas na última sexta-feira (16), com o Prêmio Papa João Paulo II. A solenidade, no plenário da Câmara de Curitiba, atendeu proposta de diversos vereadores e foi conduzida pelo vice- presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT). Na cerimônia também foi exibido vídeo da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em 1980.
“Jamais fiz qualquer discriminação por credo ou religião, até porque entendo que todos somos filhos de um único Deus. Mas, como católico devoto e praticante, fico muito feliz em homenagear os que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da Igreja Católica”, disse o líder da oposição na Casa, vereador Algaci Tulio (PMDB), no discurso de saudação. O parlamentar destacou a dedicação às causas espirituais e políticas de João Paulo II. “Exemplo de boa vontade, grande líder espiritual, ‘Papa Peregrino’, como era conhecido”, disse Tulio.
Segundo o vereador, João Paulo II muitas vezes foi chamado de “papa socialista”, por sua opção em defesa dos pobres e oprimidos. O parlamentar ressaltou a personalidade dinâmica, evangelizadora e missionária do pontífice. Finalizando, afirmou que “nossa cidade, nosso povo, precisa de ações altruístas que ajudem na restauração espiritual, para não sermos levados pelo mar de consumismo, egoísmo e individualismo dos tempos atuais.”
Wilson Czaia, único padre surdo do Brasil, ordenado sacerdote em 2006, agradeceu o prêmio em nome dos homenageados e ressaltou que é necessário lutar sempre em prol dos mais necessitados. “É preciso um trabalho em comunhão entre a sociedade e a Igreja”, apontando a carência de padres que dominam a linguagem libras.
Ao encerrar a cerimônia, o vereador Tito Zeglin salientou a importância que o prêmio representa para Curitiba.
Homenageados
Receberam a honraria a Associação da Família Vicentina – Afavi, indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT), padre Bertrand de Vetter (Denilson Pires - DEM), padre Claudio Pereira dos Santos (Serginho do Posto – PSDB), Deus, Amor e Compreensão – Deaco (Algaci Tulio – PMDB), Instituto Gaudim de Proteção à Vida (Noemia Rocha – PMDB), irmã Aquilina – Jovina Thereza Caon, (Aldemir Manfron - PP), irmã Lourdes Margarida Thomé (Mario Celso - PSB), padre Miro de Bona (Dona Lourdes – PSB), Salesio Passaura (Roberto Hinça – PDT), padre Wilson Czaia (Zé Maria – PPS), padre Zdzislaw Malczewski Schr (Jair Cézar - PSDB) e cônego André Biernaski (Julieta Reis – DEM).
Prestigiaram a solenidade a cônsul geral da Polônia em Curitiba, Dorota Joanna Barys; o administrador regional da CIC, José Dirceu de Matos; o secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Carlos Alberto Chiquim; o líder do prefeito na Câmara, vereador Mario Celso Cunha (PSB); o segundo vice-presidente da Casa, vereador Zé Maria ( PPS ); vereadora Julieta Reis (DEM), Norton Nohama, da reitoria da Universidade Federal do Paraná, entre outras autoridades e personalidades.
Legendas
Foto 1 - A mesa durante a execução do Hino Nacional. (Foto – Irene Roiko)
Foto 2 – Tito Zeglin, ao centro, conduziu a cerimônia. (Foto – Irene Roiko)
Foto 3 - Algaci Tulio fez a saudação oficial aos homenageados. (Foto – Irene Roiko)
Foto 4 - Julieta Reis leu o currículo dos agraciados. (Foto – Irene Roiko)
Foto 5 - Mario Celso Cunha e a irmã Lourdes Margarida Thomé, sua homenageada.(Foto – Irene Roiko)
Foto 6 - O vigário da Paróquia Santa Quitéria, padre Miro de Bona, indicado pela vereadora Dona Lourdes. (Foto – Irene Roiko)
Foto 7 - Serginho do Posto e padre Cláudio Pereira dos Santos, da paróquia São José, no Cajuru. (Foto – Irene Roiko)
Foto 8 – O reitor da missão católica polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewski Schr e Jair Cézar (Foto – Irene Roiko)
Foto 9 - O padre Wilson Czaia faz o agradecimento em nome de todos os homenageados. (Foto – Irene Roiko)
Foto 10- Vídeo exibido durante a solenidade. (Foto – Irene Roiko)
segunda-feira, 15 de março de 2010

O papa Bento XVI nomeou monsenhor Rafael Biernaski, que atualmente trabalha em Roma, como bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba-PR. Monsenhor Rafael atua na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano.
O Santo Padre acolheu a solicitação do arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, de pode contar com a colaboração de um bispo auxiliar.
Monsenhor Rafael Biernaski é Curitibano e nasceu no dia 10 de novembro de 1995. ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José, em 1968. Em 1975 entrou no Seminário Maior Rainha dos Apostólicos, cursou Filosofia na Universidade Católica do Paraná e Teologia no Studium Theologicum de Curitiba. Foi enviado a Roma para os estudos superiores junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo o Mestrado e o Doutorado em Teologia Dogmática, em 2007.
Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1981 pela Arquidiocese de Curitiba. Como sacerdote diocesano participa da União dos Presbíteros de Schoenstatt. Foi vice-coordenador arquidiocesano de Liturgia, diretor espiritual do Seminário São José e professor do curso para Formadores de Seminaristas, no México.
Mensagem do Monsenhor Rafael Biernaski
Hoje, memória litúrgica de Santa Escolástica, na ocasião da publicação da minha nomeação como bispo titular de Ruspe e auxiliar de Curitiba, envio a minha saudação a esta amada Igreja Metropolitana: ao seu arcebispo, Dom Moacyr José Vitti, C.S.S., ao arcebispo emérito, dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, aos bispos auxiliares, aos senhores bispos da província eclesiástica, ao clero arquidiocesano, aos seminaristas, aos religiosos e religiosas, aos agentes de pastoral e fiéis leigos, às autoridades constituídas e a todo o povo em geral. Que a paz de Cristo reine nos corações de todos! Desejo também exprimir meu reconhecimento e gratidão ao arcebispo que me desejou colaborador, com os demais bispos auxiliares, no governo pastoral da arquidiocese de Curitiba.
Fui chamado a ser servidor do Evangelho de Jesus Cristo e enviado para alcançar mais eficazmente o bem das almas. Alegra-me ter respondido a esta vocação como membro do generoso clero da arquidiocese de Curitiba e poder ter prestado meu humilde serviço ao Santo Padre, junto a Congregação para os Bispos. Acolho na fé o chamado que me faz o Santo Padre, Bento XVI, que me envia para servir a mesma arquidiocese ora no ministério episcopal.
Digo sim a esta missão com o coração sereno porque envolvido pelo mistério do amor eda misericórdia de Deus. A minha vida pertence a Deus e quero consumi-la inteiramente a serviço do Evangelho (Evangelizare misit me – enviou-me para Evangelizar) lá onde a Igreja me chama e envia, realizando no Ministério Episcopal aquele divino serviço a quantos Deus desejará fazer participantes da sua Redenção e Salvação.
Ressoa esta chamado de graça bem no meio deste Ano Sacerdotal, e isto me convida a reavivar no coração a minha disponibilidade de viver plenamente a minha consagração, invocando do Senhor a luz e os dons do Espírito Santo para cumprir do melhor modo o ministério episcopal. A missão é grande e o chamado é desafiante. Entrego-me, todavia, à Graça daquele que me chamou e à proteção da beata Virgem Maria que em toda minha vida se fez particularmente presente.
Confio a minha missão à caridade de vossas orações. Com minha especial saudação devoto no Senhor.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Quando Cristo enviou a seus Apóstolos por todo o mundo, disse-lhe: "Ide, pois, e fazei discípulos a todas as gentes, batizando-as em nome Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28,19) "O que crer e for batizado, será salvo; mas o que não crer, será condenado" (Marcos 16,16)

