quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reúne mil participantes



Grupo percorre calçadão da Rua XV de Novembro desde as 9 horas. Objetivo do evento é conscientizar a população sobre os direitos e necessidades de portadores de deficiência

Uma caminhada pelo Centro de Curitiba marca nesta quinta-feira (3) o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os participantes saíram às 9 horas da Praça Santos Andrade e seguem pelo calçadão da Rua XV de Novembro em direção à Praça Osório. Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs), o evento reúne cerca de mil pessoas.

Embora o ato percorra apenas o calçadão, o trânsito sofre bloqueios temporários em algumas ruas para a travessia do grupo. Segundo a Diretran, até o fim da manhã pontos de lentidão podem ser registrados na Rua Barão do Rio Branco, Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Dr. Muricy nas proximidades do cruzamento com a XV.

Como forma de comemorar a data, sem manifestações de viés político, este é o quarto ano em que a caminhada é realizada, sob organização da Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência da prefeitura da cidade. Com a participação de alunos da rede municipal de educação especial, familiares, professores e funcionários, a proposta do evento é conscientizar a população sobre os direitos e necessidades das pessoas com deficiência. Neste ano, a caminhada tem como tema “Inclusão com respeito e responsabilidade”. A previsão é que o evento seja encerrado até as 11 horas.

A Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência fica na Praça Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, e realiza articulações para o atendimento de pessoas com alguma deficiência. No local, os portadores de necessidades especiais são encaminhados aos programas sociais do município e para instituições sociais ligadas ao setor


Gazeta do Povo

Nenhum comentário: