quarta-feira, 20 de outubro de 2010

.
DOM DIRCEU FALA SOBRE SUA NOVA MISSÃO EM FOZ DO IGUAÇU
.
.
Assim que ficou sabendo da nomeação, novo bispo de Foz postou uma carta aberta em seu blog, leia:

"Vejo com serenidade a nomeação para bispo diocesano de Foz do Iguaçu. Tenho consciência que fui escolhido por Deus para exercer o ministério episcopal naquela Igreja Particular.
Agradeço a Deus o ministério que exerci durante quatro anos como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Curitiba . Gratidão a Dom Moacyr pela acolhida e pelo incentivo de pai. A Dom João Carlos e a Dom Rafael pela fraternidade e amizade. Muito aprendi no convívio com os padres diocesanos e religiosos, aos quais sou eternamente grato. Ao Povo e Deus da Arquidiocese e, em especial, as comunidades da Região Episcopal Norte: parto levando saudades de todos. Vocês estarão sempre presentes em minhas preces, minhas irmãs, meus irmãos.

Agora é tempo de virar a página, mas para frente. Tenho diante de mim novos caminhos possíveis. É preciso ousar, lançar o olhar para o futuro, com os pés no presente pois a missão continua, sempre voltada às fontes, ou seja, à Igreja plasmada no primeiro seculo, dando centralidade à Palavra.
Saúdo meu irmão no episcopado Dom Laurindo e todos os padres, religiosos, religiosas, leigas e leigos, seminaristas que testemunham o Evangelho da Vida na Diocese de Foz do Iguaçu. Com os padres desejo condividir o ministério apostólico. Vou até vocês para ser vosso servidor e para juntos vivermos o Mandamento de Jesus: a Unidade.

Irmãos, irmãs, desejo fazer parte de vossa família diocesana. Quero ser com vocês a Igreja em ação, assumir, a exemplo de Jesus, a prática da proximidade para com todos, especialmente os pobres, sendo portador de vida e esperança para todos.

Deus me envia até vocês para prosseguir no meu ministério. A missão pressupõe um deslocamento e uma saída. Juntos vamos ser peregrinos a caminho.

Há vários dias vocês estão presentes em minhas preces. Rezem por mim para que eu possa corresponder no exercício do ministério episcopal entre vós, fazendo de meu ninistério um serviço libertador.

Sou grato aos meus pais Clemente, 92 anos e Maria, 86 anos, que diarimente rezam pelo bom êxito no meu pastoreio.

Juntos vamos viver e promover uma espiritualidade de Comunhão e Paticipação (cf DA 382).

A todos peço as bênções de Jesus, Bom Pastor, na intercessão de São João Batista, auxliados por Nossa Senhora de Guadalupe."
Dom Dirceu Vegini
Bispo Nomeado
Diocese de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário: