segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pastoral dos Surdos de Brasília – DF

Pastoral dos Surdos de Brasília – DF

O encontro da Pastoral dos Surdos de Brasília com o Padre Wilson nos trouxe muita alegria, pois, o grupo pode ver seu testemunho de vida.
Primeiro na sexta-feira, tivemos o encontro com os surdos catequistas, foi maravilhoso porque, os catequistas tinham algumas dúvidas e fizeram perguntas para o Padre Wilson responder e explicar as questões relacionadas a catequese. Também na mesma noite de sexta-feira, foi celebrada a santa missa pelo Padre Wilson, na capela, foi muito lindo.
No sábado de manhã, a palestra do padre foi sobre os sacramentos da Eucaristia e Crisma, para os surdos que freqüentam a catequese, que puderam aumentar seu conhecimento sobre o significado dos sacramentos Eucaristia e Crisma. Essa oportunidade que tiveram com o Padre Wilson, foi ótimo para os alunos aprenderem sobre a Palavra de Jesus e conhecer profundamente sobre o Espírito Santo recebido na Crisma. Na hora do almoço, tivemos momentos de diversão e brincadeiras com o pessoal da catequese, o padre Wilson e os catequisandos se divertiram e bateram muito papo.
Na parte da tarde, começaram as confissões, e foi feita uma reflexão sobre o que é CONFISSÃO. Houve uma explicação sobre a importância e a dificuldade do perdão, com dinâmicas para que os surdos entendessem bem. Para a confissão formou-se uma grande fila, com os surdos interessados em confessar com outro surdos, de um próprio.
Para a palestra da tarde, foi maravilhoso, havia muito interesse, haviam mais menos 300 pessoas surdas e ouvintes no Instituto Nossa Senhora do Brasil. Logo após, foi preparada a Adoração ao Santíssimo, e os surdos puderam adorar à Jesus vivo. Alguns pediram perdão, outros cura de doenças e várias outras coisas...
Começou então a Missa da tarde, com o Padre Wilson e todos os surdos, a igreja lotada estava linda, com muita alegria, todos cantando e o padre explicando o significado de tudo. Não houve preocupação com a hora, mas, todos com muitos interesse até a missa terminar.
E ainda haviam pessoas com vontade de se confessar, então... De novo se formou uma fila imensa e não queriam perder a oportunidade de se confessar com Padre Wilson, muito bom!
De noite, fomos para um rodízio de pizza, para bater mais papo, fomos em 49 pessoas.
E finalmente no domingo, com o pessoal do grupo de jovens o Carlos André, que é Coordenador da Pastoral dos Surdos de Brasília, fez uma acolhida e reflexão na capela , também ajudaram outros catequistas como o Claudio e Manoel, que prepararam uma explicação sobre a responsabilidade e seriedade da religião.
Por causa da quantidade de pessoas que pediram a confissão, foi feito mais um momento pois, ainda havia interesse de alguns surdos, em se confessar com Padre Wilson, a por último foi celebrada a missa para aproximadamente 50 pessoas.
Ao terminar agradecemos a visita à nossa Pastoral dos Surdos de Brasília.
Carlos André R. Carvalho
Coordenador Pastoral dos Surdos de Brasília -DF

Nenhum comentário: