quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pai Nos­so na lin­gua­gem de si­nais
Um dos seis padres surdos em atividade no mundo, Wilson Czaia é carismático, performático e brincalhão
BBB
Bom dia a todos’’, anuncia o padre Wilson Czaia na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ‘‘Estou muito feliz por estarmos reunidos com esta família para comemorar os 49 anos do casamento de Antonio e Carmelia.’’ Enquanto padre Wilson, 39, inicia a celebração na linguagem dos sinais, o padre Ricardo Hoepers interpreta a prece ao microfone. A platéia está absolutamente concentrada no gestual de Wilson, que é carismático e expressivo.   A única vez que ele fala ao microfone é no momento de consagrar a hóstia. A voz é pouco articulada, típica de um natisurdo. ‘‘Padre Wilson é um dos seis padres surdos no mundo’’, comenta padre Ricardo, motivador e principal influência de Wilson. Ainda que exista muitos outros padres com diferentes graus da deficiência, só há outros cinco em atividade no mundo que, como ele, nasceram com surdez profunda.
jjjj
Desde a infância, lembram Maria de Lurdes e Eduardo, os pais, Wilson dizia que queria ser padre. ‘‘Mas não levávamos a sério, pois não parecia algo possível. Hoje, quando vejo ele no altar, me pergunto se é realidade ou um sonho’’, comenta, um tanto emocionada, a mãe.   A vontade dos primeiros anos começou a tornar-se realidade na Primeira Comunhão de um grupo de crianças surdas em Paranaguá, em 2000. Na viagem de retorno a Curitiba, sentado ao lado do padre Ricardo, Wilson escreveu um bilhete para o pároco. ‘‘Eu gostaria muito de entrar no seminário.’’   Depois de passar pela faculdade de Filosofia, a qual lembra das dificuldades com conteúdos abstratos, e a de Teologia, em que um colega que dominava Libras fazia as vezes de intérprete, Wilson foi ordenado diácono, em 2006, na Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, a mesma em que, agora, celebra os 49 anos da união do casal Antonio e Carmelia Selenko. A dupla conheceu o padre quando ainda era um menino, época em que brincava com os 13 filhos do casal. Motivados pela amizade com Wilson, quatro deles estão aprendendo a linguagem dos sinais.
jjjj
Descontração
bbbb
Ao perceber o que vem pela frente, Padre Ricardo hesita ao microfone. E, por fim, interpreta os gestos de Wilson. ‘‘Estou um pouco preocupado’’, diz. ‘‘Se, na celebração de 49 anos vocês estão chorando, fico pensando que, no ano que vem, nos 50 anos, vamos nadar entre lágrimas de alegria e tristeza’’, brinca Wilson. No altar, ele impressiona pelo carisma e força performática. Ainda que sempre tenha um intérprete ao microfone quando celebra missas aos sábados, às 17 horas, o gestual se faz suficiente mesmo para aqueles que não dominam a Libras. ‘‘Essa é minha maneira de expressão. E, de fato, muitos ouvintes entendem o que eu digo’’, comenta. Wilson usa um celular, em que troca mensagens de texto, digitadas à velocidade impressionante. O único porém está no preço da conta. Ele aproveita e faz um apelo às telefônicas. ‘‘O Padre Ricardo fala muito e paga pouco, eu troco algumas mensagens e pago muito.’’ Ricardo lembra com alegria que a presença de Wilson tem despertado a vocação de outros surdos, alguns dos quais estão motivados a seguir o mesmo caminho. Wilson é o responsável pela paróquia que divide o espaço com a São Francisco de Paula, que tem como pároco o padre Ricardo. A Nossa Senhora da Ternura é dedicada às pessoas com deficiências e, às quintas e aos sábados, oferece aulas de Libras, ao custo de R$ 50 por mês e nas quais o próprio Wilson é um dos professores.
Rafael UrbanEquipe da Folha

4 comentários:

Reginaldo disse...

muito bem, graças a Deus temos um padre surdo!!! qe pode rezar a missa e fazer os surdos terem uma vida ativa na igreja!!! muito bem MAPWILLY

Unknown disse...

Obrigada pela atenção. Mais um incentivo para eu trabalhar com os surdos na cidade de Petrópolis RJ. Quero mt assistir e estar diretamente com a missa em libras e seus intérpretes católicos.convide me e aceitarei. Paz e bem.

Unknown disse...

Obrigada pela atenção. Mais um incentivo para eu trabalhar com os surdos na cidade de Petrópolis RJ. Quero mt assistir e estar diretamente com a missa em libras e seus intérpretes católicos.convide me e aceitarei. Paz e bem.

Unknown disse...

Paz e bem!